Lição 4 – A Mordomia da Família

3º Trimestre de 2019

ESBOÇO GERAL
I – A FAMÍLIA NO PLANO DE DEUS
II – A MORDOMIA DA FAMÍLIA
III – A FAMÍLIA CRISTÃ SOB ATAQUE

A família nuclear, que é formada por pai, mãe e filhos, é uma instituição criada por Deus. Por isso, ela é tão atacada pelas forças do mal. No Século XXI, a Igreja de Jesus Cristo é o alvo predileto do materialismo ateu. Em vão, as forças diabólicas tentam destruir a Igreja, pois Jesus disse: “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18). Depois da Igreja, é a família que está sob ataque sem tréguas das ideologias infames que desejam destruir essa maravilhosa instituição criada por Deus. Antes de fundar a Igreja, Deus criou o casamento e, como decorrência deste, instituiu a família. Em seu plano divino, somente o grupo social que é formado por pai, mãe e filhos pode ser chamado de família. Essas instituições especiais, frutos da mente do Criador, têm sido terrivelmente atacadas pelas forças do mal. Os cristãos devem valorizar a mordomia da família dentro da visão bíblica sobre essa maravilhosa instituição, que é o núcleo de apoio, cuidado e amor a todos os que vêm ao mundo.

Quando Deus criou o ser humano, homem e mulher, Ele já tinha em mente a família. O Senhor fez o primeiro casal e determinou: “Portanto, deixará o varão o seu pai e sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24). No Salmo 128, encontramos o valor da família no plano de Deus: “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! […] A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR!” (Sl 128.1,3,4). São promessas de Deus para a família que nEle crê, que o teme e que o obedece.

Deus disse a Abraão: “E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). Deus deseja que haja em cada lar um ambiente espiritual que honre e glorifique o seu nome. O amor de Deus pela humanidade faz com que Ele veja todas as famílias da terra como alvo de sua bênção, pois todos os homens pertencem a Ele (Sl 24.1). Porém, só podem desfrutar do favor de Deus as famílias que se sujeitam a obedecer a sua palavra.

Estudar sobre a mordomia da família é de suma importância para nós, pois, de uma forma ou de outra, nascemos numa família. Com exceção daqueles que são fruto da marginalidade, cada um vem de uma família, seja ela pobre ou rica, desconhecida ou famosa, pequena ou grande, evangélica ou não. A família é a base de nossa vivência. Nascemos e dependemos dela na maior parte da existência. Isso é plano de Deus. É tão importante cuidar da família que Paulo considera “pior que o infiel” quem não o faz.

Texto extraído da obra “Tempo, Bens e Talentos”, editada pela CPAD.

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Videoaula – Pr. Elinaldo Renovato

Fonte: Portal da Escola Dominical via CPAD News