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Saúde

Os quatro alimentos que você deve incluir na sua dieta em 2012

07/02/2012 às 17:21h

  • Melância ajuda a combater a gordura corporal

  • Quer emagrecer e ter uma vida mais saudável em 2012? Então aposte nesses quatro alimentos listados pela revista SAÚDE!. Eles foram destaques de pesquisas recentes realizadas por grandes universidades e institutos. Dê uma olhadinha aqui:


    1. Rúcula
    Você sabia que essa hortaliça faz bem para o estômago? Cientistas da Universidade King Saud, na Arábia Saudita, descobriram que essa folhinha verde especial tem um potente efeito contra gastrites e úlceras. E mais: "Além de vitaminas e minerais, ela tem ômega-3, gordura de atividade anti-inflamatória", ressalta a nutricionista Mariana Excel, do Hospital Samaritano de São Paulo, em entrevista à revista SAÚDE!. E o melhor: é pouco calórica (apenas 25 calorias em 100 g). Nesse calor, que tal preparar uma refrescante salada de rúcula, cenoura e queijo? Só evite picá-la, porque assim ela perde mais rápido suas propriedades.

    2. Aveia
    A aveia foi catalogada como um dos primeiros alimentos funcionais da história, porque, além de dar energia ao organismo, fornece também substâncias capazes de evitar doenças. É que esse grãozinho é carregado de uma fibra solúvel, a betaglucana, que reduz o colesterol ruim, auxilia a controlar a carga de açúcar no sangue, diminui o risco de alguns tumores e o principal: gera saciedade, diminuindo a fome. Só não pode exagerar na quantidade, pois ela é calórica (380 calorias em 100 g). Esse cereal é muito versátil. Pode ser misturado a frutas, iogurtes e vitaminas. Você também pode usá-lo como ingrediente em pães e bolos. Experimente essa torta-suflê de abobrinha e aveia. É saudável e deliciosa!

    3. Melancia
    Um trabalho da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, descobriu que a melancia faz bem à circulação sanguínea. A pesquisa revelou que o suco dessa fruta diminui a massa gorda e a formação de placas nos vasos. Isso acontece graças a uma substância chamada citrulina. Dentro do corpo, ela aciona um mecanismo de relaxamento das artérias. Só uma alerta! Apesar de pouco calórico (apenas 33 calorias em 100 g), esse alimento tem bastante açúcar, por isso é melhor consumi-lo entre as refeições para evitar picos glicêmicos. Que tal comer um pote de gelatina de melancia no lanche da tarde?

    4. Feijão
    Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde constatou que o brasileiro está comendo cada vez menos feijão. Vamos reverter esse resultado? Todas as variedades desse grão são muito nutritivas! Elas contêm proteína, fibras e minerais como o ferro, que afasta a anemia. "Mesmo quem está de regime pode consumi-lo, uma vez que ele contribui para a saciedade e ajuda a preservar a massa magra", aconselha a nutricionista Carolina Duarte, da clínica Nutrício, em Belo Horizonte, em entrevista à revista SAÚDE! As calorias variam de 61 (o tipo carioca) até 136 (o branco). Quer uma receitinha incrementada com esse maravilhoso grãozinho? Então prove o creme de feijão com couve e alho-poró.

Fonte: midianews.com