• Receba informações e promoções de nosso site.


 

Notícias

Serviços

Dicas para o Primeiro Emprego

27/06/2011 às 02:03h

Sabemos que essa não é uma fase fácil, por isso queremos te ajudar a se preparar para esta conquista.

Antes de qualquer assunto mais  ”técnico”, quero dizer que o ideal na sua fase a formação acadêmica deve ser sua prioridade, ou seja, você deve dedicar a maior parte dos seus esforços aos estudos porque é através deles que você irá conseguir oportunidades melhores.

Vamos lá, vejam algumas dicas para conquistar o primeiro emprego:

  • Meu currículo

O currículo é um documento que aponta sua capacitação (formação acadêmica, cursos, treinamentos, certificações), suas habilidades e sua experiência profissional. Ele é a sua “porta de entrada” na empresa, ou seja, é através dele que você será selecionado para um processo seletivo, por isso é importante que você seja o mais claro e sincero possível.
Dica importante: nunca minta no seu currículo. Tenha cuidado com o que você escreve nas redes sociais (twitter, facebook, orkut, formspring e outras). Algumas empresas fazem uma pesquisa sobre quem é você e verificam as informações que estão na internet são iguais às que você passou em seu currículo/entrevista.

 

Após montar seu currículo, cadastre-o na maior quantidade de sites que puder. Alguns sites para cadastro são:
CIEE

Curriculum

Catho (pago)

Veja mais dicas sobre o currículo aqui.

Além destes, você pode procurar na internet se o seu governo estadual tem programa para primeiro emprego.

 

O importante é você estar atento com as oportunidades que estão surgindo.

  • Entrevista

Já temos um post sobre a preparação para a entrevista aqui, mas vai algumas dicas pra você aproveitar:

  1. Procure informações sobre a empresa e sobre o cargo pretendido antes da entrevista. É interessante anotar algumas informações importantes sobre a empresa e levar para comentar na entrevista, isso pode mostrar que você se interessou pela empresa.
  2. Cuidado com a roupa que você irá usar. Não abuse de perfumes, decotes e cores. Procure ser o mais discreto possível na sua roupa, porque você não deve chamar a atenção pela sua roupa, mas pela sua postura, habilidade e experiência.
  3. Se programe! Veja com antecedência a localização da empresa e o melhor caminho para chegar até ela. Se possível vá ao menos 1 vez na porta da empresa antes da entrevista para, com isso você aprenderá o caminho e poderá observar como são os funcionários que trabalham lá, ou seja, como se vestem, se aparentam felicidade…
  4. No dia da entrevista se programe para chegar com 30 minutos de antecedência na empresa.
  5. Durante a entrevista, procure se manter a vontade, procure mostrar de forma clara e objetiva quem é você e tente deixar os assuntos pessoais do lado de fora da sala de entrevista.

 

Recomendo novamente que vocês leiam o post sobre entrevista aqui, essa etapa é bem importante.

Caso sua entrevista for acontecer por telefone mantenha a calma.

  1. Procure um lugar tranquilo e silencioso para te deixar a vontade, caso não seja possível no momento, avise o selecionador se você não estiver num local próprio para a entrevista e pergunte se pode agendar um novo horário. Mas tente não falar com o(a) entrevistador(a) num momento em que você não puder falar.
  2. Como na entrevista pessoal, você deve ser o mais sincero possível. Se quiser perguntar algo, procure fazer perguntas que te ajudarão na decisão, lembrando que é recomendado que é recomendável falar sobre salário somente quando o entrevistador iniciar o assunto.

 

Você pode ver mais dicas sobre emprego:
Dicas para a busca do 1º emprego
Fonte: UOL Empregos

O que Avaliam no Curriculo
Fonte: UOL Empregos

Dicas para a roupa no dia da Entrevista
Fonte: UOL Empregos

 

Se o seu tão sonhado primeiro emprego não for igual o que você sonhava, lembre-se de que é apenas o começo, certo? Dedique-se e aprenda ao máximo enquanto estiver nele. O que você aprender lá será uma experiência que você poderá utilizar em outros lugares.

 

Uma última dica bastante importante é:

Sobretudo confie em Deus! Afinal de contas foi Ele quem te projetou e é Ele quem sabe o que é melhor para você! Lembre-se de que tudo tem um propósito, se não deu certo em um lugar, e você fez seu melhor no preparo e na apresentação, fique calmo e continue buscando, uma hora você consegue!!!

 

Ok?

:)

Deus abençoe na busca!

Samuel Oliveira