• Receba informações e promoções de nosso site.


 

Notícias

Saúde

Reitora e governador buscam liberação de emendas para construção do HUJM

10/05/2011 às 20:27h

Na primeira agenda que cumpre, nesta terça-feira (10), em Brasília (DF), o governador Silval Barbosa, acompanhado da reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, tenta intermediar uma conversa com o governo federal, por meio do Ministério da Educação, para que o Estado possa fazer a licitação e executar as obras do prédio do Hospital Universitário Júlio Müller com as emendas do MEC. O governador e comitiva discutem o assunto com o ministro Executivo do MEC, José Henrique Paim.
O governador informa que em uma reunião com a reitora da UFMT, na semana passada, o vice-governador Francisco Daltro em exercício como chefe do Executivo estadual, assinou uma minuta para o termo de compromisso transferindo ao Estado essa obrigação que já foi aprovada pela Controladoria-Geral da União (CGU).
O Hospital Universitário Julio Müller é hoje referência em todo Estado no atendimento de diversas especialidades, inclusive podendo entrar no cronograma das obras prioritárias para a Copa do Mundo de 2014. No total, ele terá 250 leitos. O governo do Estado busca os recursos para acelerar a construção e garantir que o hospital fique pronto até 2014. A instituição já conseguiu o aporte de R$ 19 milhões de Emendas que, conforme lembrou Silval Barbosa não foram liberadas ou sofreram algum tipo de corte.
 

O complexo hospitalar terá 38 mil metros quadrados e abrigará 250 leitos. Será o segundo maior hospital do Estado, que ficará localizado no Campus II da UFMT em Cuiabá, uma área de 147 hectares, localizada no quilômetro 12 da rodovia Palmiro Paes de Barros, cedida pela União e Governo do Estado, no limite dos municípios Cuiabá-Santo Antônio do Leverger
Integram a comitiva do governador ainda em Brasília, o vice-governador Chico Daltro, o presidente da Agência de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal – Fifa 2014 (Agecopa), Eder Moraes, secretário adjunto da Casa Civil, Vivaldo Lopes, secretário adjunto da Casa Civil responsável pelo Escritório Regional de Mato Grosso em Brasília, Victório Galli.
Neste momento a comitiva de Mato Grosso trata assuntos relacionados ao PAC e mobilidade urbana com o secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno. Pela manhã haverá ainda audiência com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, para tratar sobre a dívida pública do Estado com a União.

Fonte: SECOM/MT