• Receba informações e promoções de nosso site.


 

Notícias

Saúde

Doação de sangue

29/03/2011 às 14:49h
O doador de sangue tem a vantagem de submeter-se a um "check-up" periodicamente, inteiramente gratuito

Doação de sangue

Publicado em: 01/06/2000. Última revisão: 17/03/2011
  Francisco Neto de Assis é Engenheiro Agrônomo especializado em Climatologia e Presidente da ADOTE - Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos.
todos artigos publicados

[Saúde na Internet]
Quais os pré-requisitos necessários para se tornar um doador de sangue ?


[Dr. Francisco Neto]
Basicamente ter mais de dezoito anos e no mínimo 50 kg.
Todas as vezes em que você doa, o seu sangue é avaliado para determinar se existe uma série de doenças transmissíveis (AIDS, Hepatite, Sífilis, Chagas, etc...). Se existe a suspeita da presença dessas doenças, o sangue não é utilizado e o doador é avisado. Por essa razão, o doador de sangue tem a vantagem de submeter-se a um "check-up" periodicamente, inteiramente gratuito.

[Saúde na Internet]
Existe algum perigo em doar sangue? Contrair algum tipo de doença ou passar mal?

[Dr. Francisco Neto]
Não existe, em absoluto, qualquer risco no ato de doar sangue. Não existe risco de contaminação porque todo o material utilizado na coleta é previamente esterilizado e descartável. Não é reutilizado.
Quanto a possibilidade de "passar mal" é improvável. Antes de retirar o sangue o doador é submetido a uma avaliação médica sobre a sua condição.

[Saúde na Internet]
A doação tem que ocorrer sempre ou podemos ser doadores de sangue apenas por uma vez?

[Dr. Francisco Neto]
O mais comum é ser um doador eventual. É aquela pessoa que atende a um chamado de um parente ou amigo que necessita de uma transfusão. Essas pessoas podem tornarem-se doadores habituais e doarem várias vezes por ano - a cada três meses. Os doadores habituais são os mais importantes para os Serviços de Hemoterapia (chamados antigamente de Banco de Sangue) porque são doadores controlados no que se relaciona ao acompanhamento de saúde.