• Receba informações e promoções de nosso site.


 

Notícias

Serviços

10 Dicas Fundamentais para uma boa gravação de CD com o Produtor Musical Ed Oliver

17/02/2013 às 23:09h

 

 

Ed Oliver é produtor, arranjador e professor de música

Atualmente recebo muita gente no Estúdio ou encontro em lugares diversos aonde comentam que não tiveram uma boa experiência na Gravação de seu CD.

Acho que uma das coisas mais frustrantes é quando alguém quer finalmente realizar seu sonho gravando um disco e no final chega a conclusão que o álbum não ficou bom por esse ou aquele motivo, o que infelizmente é mais comum do que parece.

Para aqueles que irão gravar o primeiro trabalho ou até já tem o primeiro CD gravado e não tiveram uma “boa experiência”, aqui vão 10 dicas que poderão ajudar muito na Gravação.

1º – Sempre faça uma Pré antes de gravar os instrumentos “valendo.”(Pré é quando geralmente se grava uma base sendo ela violão, teclado ou guitarra dentro de um beat e uma voz guia pra se ter idéia do que será a música)

2º – Preste atenção no Beat ou “Clic” da música. Se você escolher um mau andamento pode comprometer a música inteira. Sempre faça testes pra não ter dúvida.

3º – Procure variar um pouco os Tons. Às vezes é normal que um cantor se dê bem em algum tom específico, mas se tiver muitas músicas na mesma tonalidade pode soar um pouco repetitivo. (se for preciso altere uma música ou outra pelo menos ½ tom pra cima ou pra baixo).

4º – Procure deixar bem definido na música as introduções, inicio, pré-coro, coro, pós-coro e etc. Use o bom senso, às vezes a música é muito boa, mas acaba sendo estragada pelos exageros ou falta de construção. (quem ouvir a música pela primeira vez tem que entender bem que parte é que parte)

5º – Procure dar intenções diferentes nas introduções e nas harmonias. Ás vezes é normal gostarmos de certos acordes, passagens ou certas harmonias, mas temos que entender que um CD é uma história e, se nos repetirmos muito, o repertório fica chato. (cada música é uma música, o importante é que elas formem um contexto, mas pra isso não precisam ser iguais)

Estes 5 itens acima ainda fazem parte da Pré Produção. Os 5 itens abaixo fazem parte nos início das gravação definitivas.

6º – Na hora de gravar os instrumentos valendo ou definitivos procure gravar com instrumentos bons e em um estúdio bacana. Essa história que “depois a gente acerta na mix” é furada! (Se os instrumentos não tiverem uma boa captação a mix não fará milagres)

7º – Procure gravar com músicos que tenham alguma experiência. Me deparo muitas vezes com alguém que quer gravar com os músicos da banda ou da Igreja.

Entendo profundamente e sou de acordo, mas não da pra gravar um disco inteiro com alguém que nunca fez isso. (As vezes o músico é talentoso, mas não tem experiência. Leve ele pra ver alguém que já grava, para ele ver como funciona, depois grave umas 2 ou 3 faixas com ele, pra ele mesmo aprender e desenvolver).

8º – Procure ter bom senso nas gravações, pois cada instrumento tem “seu lugar” na música. Tente fazer com que um não atropele o outro e tente gravar um instrumento pensando no outro.

Por exemplo, você grava baixo e bateria e acha que a música está vazia. Calma! Ainda serão gravados outros instrumentos que irão completar. (mesmo que a concepção seja não ter muitos instrumentos, a mix ajudará a dar esse corpo que precisa)

9º – Na hora de colocar voz procure não exagerar nos improvisos. Tente sentir o que a música pede e respeitar suas dinâmicas.

A melodia da música tem que ser bem clara pra quem ouve, então a respeite e deixe para improvisar em buracos ou na segunda parte, quando a melodia já foi definida. Tudo que é demais cansa.

10º – Procure um bom técnico para mixar e masterizar. Não dá pra economizar nesse aspecto. Ás vezes o trabalho está lindo, mas se estiver mau mixado e masterizado não adiantará todo este esforço.

Bom galera, aqui foram 10 dicas para uma boa gravação, mas é fundamental entender que nada é absoluto, não quer dizer que só esse é o jeito certo, existem concepções e algumas pessoas podem pensar diferente.

É fundamental que você encontre um bom produtor para te auxiliar no que for preciso para se fazer um bom trabalho, espero ter ajudado.