Lição 8 – O Início da Civilização Humana

1º Trimestre de 2020

ESBOÇO GERAL
I – A ORIGEM DA CIVILIZAÇÃO HUMANA
II – CIVILIZAÇÃO E CONFLITO
III – O DEUS QUE INTERVÉM NA CIVILIZAÇÃO

Claudionor de Andrade

Billy Graham (1918-2018), ao narrar o seu encontro com Albert Einstein (1879-1955), destaca o fato de ter ouvido do cientista alemão, de origem judaica, um comentário nada animador: “É mais fácil transformar o urânio do que o coração humano”. O evangelista norte-americano, com os seus milhões de almas ganhas para Cristo, certamente respondeu ao celebrado físico que o urânio, de fato, jamais transformará o homem mau num cidadão bom e exemplar. Mas o Evangelho de Cristo, sim. Somente a Mensagem da Cruz é capaz de redimir o indivíduo, salvar a civilização de si mesma e dar um novo rumo à História.

Como seres gregários, não podemos viver a par da sociedade nem fora da civilização ou à margem da História. Isso porque, desde o nascimento até à morte, estamos ligados aos nossos semelhantes; trata-se de um sistema que, embora imperfeito, mantém-nos vivos. Já ouvi muita gente queixar-se das regras e das leis, como se o Estado, por exemplo, fosse irremediavelmente mau, pernicioso e desnecessário. Não posso negar que há Estados, como o comunista e o nazista, que se encaixam nessa descrição. Todavia, os crentes que assim esbravejam contra o Estado e a sociedade, geralmente murmuram também contra a Igreja, qualificando-a de inútil, pois segundo alegam, é possível adorar a Deus apenas em casa. Se a Igreja de Cristo não fosse necessária, querido irmão, Deus não a teria estabelecido já bem antes da fundação do mundo.

Como veremos, mais adiante, a civilização é ímpia, porque o homem sem Deus é essencial e cronicamente ímpio. Isso significa que, se toda a humanidade abandonar a impiedade, poderemos ter uma civilização justa, equânime e piedosa. E, a partir daí, Céus e Terra confundir-se-ão numa só grei. Embora o Reino de Deus ainda não haja sido estabelecido entre nós, podemos constatar seus efeitos redentores, por intermédio do Evangelho, na família, na sociedade e no Estado.

Alguns dizem que a História é o relato do fracasso da civilização humana. Mas, para mim, a História, quer sagrada quer secular, é a narrativa dos grandes atos Deus na vida do indivíduo, em particular, e da civilização, como um todo. Se não fosse Jesus Cristo, a espécie humana seria hoje tão somente pó e cinza.

Texto extraído da obra “A Raça Humana: Origem, Queda e Redenção”, editada pela CPAD.

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Videoaula – pastor Claudionor de Andrade

Fonte: Portal da Escola Dominical