Lição 2 – A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em Cristo

2º Trimestre de 2020

Nesta lição, trataremos acerca das bênçãos espirituais concedidas aos eleitos em Cristo. Essas bênçãos representam a grandeza, a excelência e a perfeição do plano divino de salvação. Por isso, reflita a respeito da nossa nova posição em Cristo, evidencie a realidade de uma vida cristocêntrica neste mundo e explicite o papel importante do Espírito Santo no plano de salvação. É uma lição preciosa para a edificação espiritual dos alunos.

Resumo da lição

Com o propósito delineado acima mencionado, o primeiro tópico faz uma reflexão acerca das bênçãos espirituais que os salvos receberam da parte de Deus. O tópico menciona que essas bênçãos possibilitam uma nova vida em Cristo e por causa delas devemos cultivar um coração grato a Deus. Isso é decorrente da nova posição em Cristo em que os salvos estão. Esse tema pode e deve ser bem explorado por você neste tópico.

Uma vez desfrutando de uma nova posição em Cristo, o segundo tópico aponta para uma vida cristocêntrica no mundo, onde há uma consciência de que o plano de Deus elaborado desde a fundação do mundo, e executado por Cristo Jesus, leve em conta a salvação dos pecadores e a restauração de todas as coisas.

Neste planejamento salvífico, o Espírito Santo tem um papel preponderante, por isso, o terceiro tópico explicita como o Espírito Santo faz morada na vida do salvo, o identifica como propriedade de Cristo e garante-lhe a vida eterna.

Uma sugestão

A lição diz respeito a assuntos como “plano de salvação”, “nova vida em Cristo”, “bênçãos espirituais” e o “Espírito Santo como agente sustentador de tudo isso”. É muito importante que você destaque o papel do Espírito Santo no plano divino de salvação. Para isso, o subsídio bíblico-teológico do terceiro tópico da lição lhe ajudará. Ali, o texto mostra o Espírito Santo como o “selo” da nossa fé em Cristo. Aqui é bom também fazer uma distinção entre “selo do Espírito Santo” e “Batismo no Espírito Santo”. Algumas pessoas tendem a confundir essas expressões. Como fica claro no texto, o selo do Espírito confirma o papel do Espírito Santo na redenção do pecador. Essa analogia que o apóstolo Paulo faz é uma assertividade grandiosa, pois isso revela que pelo Espírito do Senhor somos propriedade exclusiva de Deus (1 Pe 2.9).

Subsídio extraído da Revista Ensinador Cristão – Ano 21 nº81 (Jan/Fev/Mar)

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Videoaula – Pastor Douglas Baptista

Fonte: Portal da Escola Dominical